A Bíblia nos ensina que, em Cristo, todos somos um. Não há distinção de raça, cultura, ou gênero que nos separe aos olhos de Deus. Como diz em Gálatas 3:28, “Não há judeu nem grego; não há escravo nem livre; não há homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.”
O racismo, que ainda persiste em muitas formas na sociedade, é claramente identificado como pecado nas Escrituras. Em Tiago 2:8-9, lemos: “Amarás ao teu próximo como a ti mesmo […] Mas se fazeis acepção de pessoas, cometeis pecado.” Isso nos lembra que qualquer forma de discriminação ou preconceito é contrária à vontade de Deus.
Além disso, Atos 17:26 nos recorda que “de um só fez todas as raças dos homens,” reforçando que todos os seres humanos compartilham a mesma origem e dignidade. Deus, em Sua infinita justiça e amor, não faz distinção entre as pessoas, como Pedro declarou em Atos 10:34-35: “Deus não faz acepção de pessoas; mas que lhe é aceitável aquele que, em qualquer nação, o teme e pratica o que é justo.”
Portanto, como cristãos, somos chamados a refletir esse amor e justiça divina, combatendo qualquer forma de racismo e promovendo a unidade em Cristo. Todos somos filhos de Deus, e é nosso dever viver essa verdade em nossas ações diárias, abraçando a diversidade e tratando todos com o respeito e amor que o Evangelho nos ensina.