Jesus nos alertou sobre o surgimento de falsos cristos que se passariam por o verdadeiro Messias nos últimos dias. Em Mateus 24:4-5, Jesus nos adverte: “Acautelai-vos, que ninguém vos engane. Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; a muitos enganarão.” Este é um aviso claro de que muitos tentarão enganar os fiéis, apresentando-se como salvadores.
Além disso, Jesus destacou que um dos sinais do fim dos tempos seria a aparição de cristos falsos. Em Mateus 24:23-26, Ele nos orienta: “Se, pois, alguém vos disser: Eis aqui o Cristo! ou: Ei-lo aí! não acrediteis; porque hão de surgir falsos cristos e falsos profetas, e farão grandes sinais e prodígios; de modo que, se possível fora, enganariam até os escolhidos.” Este aviso enfatiza que até mesmo sinais e prodígios podem ser usados para enganar.
O apóstolo Paulo também nos adverte sobre apóstolos falsos que pregam um Jesus diferente do verdadeiro. Em 2 Coríntios 11:3-4, ele diz: “Mas temo que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos entendimentos e se apartem da simplicidade e da pureza que há em Cristo. Porque, se alguém vem e vos prega outro Jesus que nós não temos pregado, ou se recebeis outro espírito que não recebestes, ou outro evangelho que não abraçastes, de boa mente o suportais!”
Paulo também revela a verdadeira natureza desses enganadores. Em 2 Coríntios 11:13-15, ele afirma: “Pois os tais são falsos apóstolos, obreiros fraudulentos, disfarçando-se em apóstolos de Cristo. E não é de admirar, porquanto o próprio Satanás se disfarça em anjo de luz. Não é muito, pois, que também os seus ministros se disfarcem em ministros da justiça; o fim dos quais será conforme as suas obras.”
Antes da Segunda Vinda de Cristo, um grande falso cristo surgirá. Em 2 Tessalonicenses 2:3-4, lemos: “Ninguém de modo algum vos engane; porque isto não sucederá sem que venha primeiro a apostasia e seja revelado o homem do pecado, o filho da perdição, aquele que se opõe e se levanta contra tudo o que se chama Deus ou é objeto de adoração, de sorte que se assenta no santuário de Deus, apresentando-se como Deus.”
Este falso cristo terá um destino certo. Em 2 Tessalonicenses 2:8-10, está escrito: “E então será revelado esse iníquo, a quem o Senhor Jesus matará como o sopro de sua boca e destruirá com a manifestação da sua vinda; a esse iníquo cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás com todo o poder e sinais e prodígios de mentira, e com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para serem salvos.”
Lamentavelmente, muitos que seguem cristos falsos acreditarão que estão servindo ao verdadeiro Cristo. Em Mateus 7:22-23, Jesus revela: “Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então lhes direi claramente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade.”
Esteja atento e firme na verdade de Cristo para não ser enganado pelos falsos cristos que surgirão.